quinta-feira, 5 de setembro de 2013

Áudio: Mendel, o pai da genética

Estou deixando a disposição os links de dois áudios (parte 1 e parte 2). Clique nos links abaixo e faça os downloads.

Você ouvirá um áudio sobre a vida de Gregor Mendel, um monge austríaco que viveu no século XIX.
Durante quase 10 anos, ele cultivou e realizou o cruzamento artificial de variedades de ervilha com diferentes características. Analisando os resultados desses cruzamentos, Mendel conseguiu compreender os mecanismos básicos que regem a hereditariedade, conhecidos hoje como a Primeira e a Segunda Leis de Mendel. O trabalho dele foi ignorado pela comunidade científica por 35 anos até ser redescoberto, em 1900. 
Deixo para vocês algumas questões que servirão como guia e tem como objetivo ajudá-lo a ouvir com mais atenção algumas das informações que serão relatadas no programa. Leia as perguntas duas ou mais vezes antes do programa começar. Isso vai ajudá-lo a prestar mais atenção nas informações importantes. Fique atento, também, às músicas e aos outros sons que serão tocados, porque eles o ajudarão a se envolver mais com a história relatada.

Questões:
1. A obra de Mendel, ‘‘Experiências Sobre Híbridos Vegetais’’, ficou esquecida por muito tempo, mas tinha um conteúdo que se revelou muito valioso para a Biologia. Que conteúdo era esse?
2. O que a genética estuda?
3. Qual foi o material usado por Mendel para entender os mecanismos de transmissão dos caracteres hereditários?
4. Os pais de Mendel eram agricultores e ele os ajudava desde pequeno. No que isso pode ter contribuído para os estudos que ele realizou com ervilhas?
5. Qual foi a metodologia usada por Mendel para realizar os experimentos com as ervilhas.
7. Qual foi o principal aspecto inovador do trabalho realizado por Mendel que talvez possa explicar a falta de interesse dos naturalistas da época?
8. Antes do trabalho de Mendel ser conhecido, qual era a concepção que as pessoas tinham a respeito da hereditariedade? 

Links:
Mendel, o pai da genética - Parte I
Mendel, o pai da genética - Parte II

Beijos
Professora Mariana

Nenhum comentário: